O que é a Capoeira?

A capoeira manifestou-se como forma de resistência, com isso, além de ser utilizada para defesa pessoal, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos, e continuou servindo como forma de sobrevivência mesmo após o fim da escravatura.

Os pesquisadores Santos e Barros (2001) salientam como a capoeira se propagou; em 1888 foi abolida a escravidão e com isso muitos escravos não tinham para onde ir, sendo largados nas ruas, sem emprego e sem um lugar para morar, com isso a capoeira foi um dos meios utilizados para a sobrevivência deles.

A Capoeira Regional

A Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, surgiu nos fins da década de 1920, criada por Manoel dos Reis Machado conhecido também como Mestre Bimba.


A Capoeira Regional é composta por algumas características principais, sendo elas todas definidas pelo Mestre Bimba com intuito de ressignificar a Capoeira como Esporte de Luta e Força de uma geração, sendo estas: o exame de admissão, a sequência de ensino, a cintura desprezada, o batizado, a roda, o esquenta-banho, a formatura, jogo de Iúna, o curso de especialização e por fim, os toques de berimbau.

(CAMPOS, 2009)

“Num dos diálogos que mantive com o Mestre Bimba, perguntei-lhe por que inventou a capoeira regional, no que me respondeu que achava a capoeira Angola muito fraca, como divertimento, educação física e ataque e defesa pessoal”.

(REGO, 1968)

Vestimenta

As roupas utilizadas pelos capoeiristas são bastante características, geralmente com a predominância da cor branca, com o intuito de lembrar os antigos capoeiristas. A roupa branca tem um propósito, ela representa a maestria do bom capoeirista, que ao jogar capoeira, não deveria sair sujo ou amarrotado, deveria apresentar uma alvura incontestável, e assim, mostrar sua velocidade, desenvoltura e ginga pelo fato de não estar carimbado pela sujeira ao ser golpeado pelo adversário.

O Cordão é um acessório utilizado pelo capoeirista referente a sua graduação, a Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é um dos principais sistemas que tentam organizar e unificar a graduação da capoeira.

Música

Para participar da roda da Capoeira o capoeirista precisa conhecer as regras, observar o conjunto musical formado por três berimbaus de tamanhos e sons diferenciados: o maior, é chamado de gunga ou berra-boi, é responsável por marcar o toque principal, habitualmente tocado pelo mestre; o médio, denominado de viola, acompanha o primeiro instrumento; e o terceiro, o menor, é conhecido como pequeno ou violinha, ele marca os tons distintos dos demais, criando harmonias através dos repiques. Outros instrumentos também são utilizados para compor a bateria, sendo eles dois pandeiros, atabaque, agogô e reco-reco.